terça-feira, 14 de junho de 2016

Compartilhe Vida! Doe Sangue!

Hoje é dia de homenagear todos os doadores de sangue voluntários que salvam vidas sem pedir nada em troca. Esta data é comemorada desde 2014, quando foi instituida pela OMS (Organização Mundial da Saúde), coincidindo com o nascimento do médico e biólogo Karl Landsteiner, prêmio Nobel em 1930 pela pela classificação dos grupos sanguíneos A-B-O e descoberta do fator RH.



Atualmente, nove países e territórios da América Latina e Caribe — como Cuba, Suriname e Nicarágua —, além dos Estados Unidos e Canadá, obtêm seus estoques nacionais de sangue inteiramente de doadores voluntários não remunerados.

Outros sete países da região têm feito grandes progressos e mais de 50% das doações são voluntárias. É o caso do Brasil, Colômbia, Costa Rica, Equador e Haiti. O restante das nações latino-americanas e caribenhas, porém, segue dependendo em mais da metade dos casos de doações de familiares ou amigos.

Para as celebrações do Dia do Doador Voluntário 2016, a OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde) desenvolveu a campanha “O sangue nos une. Compartilhe vida, doe sangue” com o intuito de agradecer às pessoas que já doam sangue de forma voluntária e convocar indivíduos ainda não doadores a se juntarem à causa.



Se você já é doador adicione o Twibbon da campanha na sua foto de perfil:  http://twibbon.com/Support/compartilhe-vida-doe-sangue

Parabéns! Comemoremos!