sábado, 17 de maio de 2014

Entenda como doar plaquetas por aférese

A doação de Plaquetas por aférese é um processo automático pelo qual o sangue do doador sai de uma veia do braço, passa por um equipamento que coleta as plaquetas e devolve o restante do sangue à veia. É um procedimento totalmente seguro, onde todo o material é estéril, individual e descartável. Esta doação não prejudica o doador, pois as plaquetas coletadas são repostas em três dias no organismo.

E por que doar plaquetas?

São as plaquetas que protegem o organismo contra uma perda excessiva de sangue. Pacientes com leucemia, tumores ou transplantados precisam receber transfusões de plaquetas constantemente.



O sangue é constituído por glóbulos vermelhos (hemácias), glóbulos brancos (leucócitos) e plaquetas. O concentrado de plaquetas pode ser obtido tanto de uma doação de sangue da maneira convencional (sangue total), quanto pela doação por aférese (plaquetaférese). Geralmente, a dose necessária para transfusão varia de 7 a 10 unidades. Na doação de sangue total são necessários de 7 a 10 doadores para se obter uma dose única para um paciente. Na doação de plaquetaférese, basta apenas um único doador para obter esta dose, ou dependendo do perfil do doador, até duas doses.

Quando as plaquetas vêm de um único doador o organismo do paciente sofre menos reações. Por isso a melhor maneira de salvar vidas e minimizar o sofrimento de quem precisa de transfusões é doar plaquetas por aférese! 

Além disso, o intervalo para doação de plaquetaférese é menor que a doação convencional, pode ser feita duas vezes por mês, variando de acordo com avaliação médica.

Os requisitos necessários para doar plaquetas por aférese são quase os mesmos da doação de sangue. Veja abaixo:

- Ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50kg;
- Não ter doado sangue há 60 dias;
- Não ter ingerido anti-inflamatórios, nem medicamentos que contenham ASS (Ácido Acetilsalicílico) na sua composição (Ex. Aspirina, Buferin, Coristina, Engov etc), cinco dias antes da doação;
- Não ter ingerido alimentos gordurosos na últimas 24 horas;
- Disponibilidade de tempo: O procedimento demora em torno de 2 horas.

Processo de doação:

1) Avaliação clínica e triagem (como um doador de sangue);
2) É feita uma contagem das plaquetas. O doador deve ter no mínimo 150 mil;
3) A veia do doador deve ser bem calibrosa (os profissionais fazem essa avaliação);

Para doar plaquetas é necessário agendar a doação.
Seu agendamento é a garantia do paciente.
Caso não possa comparecer desmarque antecipadamente.

Em Natal, ligue para o Hemonorte: (84) 3232-6738.

Doe Vida! 



FONTE: ClinHemoSantaCasaSP, Hemoce e Hemonorte