segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Comemore o Dia Internacional de Luta contra o Câncer na Infância



O diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil precisa ser uma realidade nos 365 dias do ano. Mas hoje, 15 de fevereiro, é o dia escolhido pela Confederação Internacional de Pais de Crianças com Câncer (ICCCPO) para comemorarmos o Dia Internacional de Luta contra o Câncer na Infância. A instituição representa 180 organizações presentes em 90 países, e convida todo mundo a participar!

A campanha foi lançada pela primeira vez em 2002 embasada na proposta de que todas as crianças com câncer merecem o melhor atendimento médico e psicossocial possível, independentemente do país de origem, raça, condição financeira ou classe social. Ancorada na premissa de que as mortes por câncer na infância são evitáveis, sendo oportunas e precisas de diagnóstico, também na disponibilidade e acesso ao tratamento adequado e cuidados, bem como, medicamentos essenciais a preços acessíveis. 

Segundo o Inca, todos os anos cerca de onze mil crianças e adolescentes de 1 a 19 anos são diagnosticados com câncer no Brasil. Atualmente, a doença é a causa número um das mortes de pessoas nessa faixa etária.

O diagnóstico precoce é a principal arma contra o câncer em crianças e adolescentes. Quanto mais cedo for diagnosticado, maiores serão as chances de cura, com menos sequelas após o tratamento.

No Rio Grande do Norte muitos pacientes ainda são encaminhados aos centros de tratamento com doenças em estágio avançado, o que se deve a diversos fatores, como a desinformação dos familiares e dos profissionais de saúde.

A evolução no tratamento do câncer pediátrico, no entanto, foi excepcional nas últimas décadas, com tratamentos adequados às características biológicas e orgânicas de cada idade.



Temos motivos para comemorar e ter esperanças nesta luta! Muitos avanços científicos e políticos ainda podem ser alcançados em prol dos nossos guerreiros, e por isso convidamos todos a participar das campanhas de conscientização, apoio e humanização que a HATMO promove durante todo o ano.

A melhor maneira de comemorar esta data tão especial é salvar vidas!
Visite o Hemocentro e cadastre-se como doador de medula óssea!

Doe sangue! Doe plaquetas! Doe amor!
Ligue para a HATMO e saiba mais:
(84) 98805-8496 /  3217-6491

Fonte: EBC, Potiguar Notícias, A.C.Camargo e Childhood Cancer International.